Estudo de caso administração eficaz da produção
PROCESSOS GERENCIAIS – 3º PERÍODO NOITE
ALUNOS: HUGO THEON & ROSEMERI SAMARI
ESTUDOS DE CASO Nº3 e 4
Formule 1 - A cadeia de hotéis mais barata
Esta rede de hotéis conseguiu resolver o grande paradoxo existente na relação Qualidade de serviço x Baixo custo, de uma forma criativa e inovadora. Hotéis são exemplos típicos de prestação de serviços cuja necessidade de funcionários é intensiva e a variedade de serviços tende a ser ampla já que se lida com clientes de necessidades distintas, o que torna muita das vezes o serviço caro. A rede adotou a utilização de dois princípios raramente utilizados em hotéis: Padronização de serviços e uso inovador de tecnologia.
Ao contrário da grande maioria, a rede possui apenas dois expedientes para os funcionários, sendo o primeiro de 6hrs30min as 10hrs e o segundo das 17hrs as 22hrs. Fora destes dois horários, existe uma máquina automática que possibilita que o cliente acesse o hotel e ainda imprima o recibo da estadia. O hotel possui ainda uma tecnologia na lavagem dos locais de banho e vasos que permite que tudo fique adequadamente limpo sem a necessidade de intervenção humana, ou seja, reduzindo custo com mão de obra.
Por fim, o sistema automatizado do hotel ainda dispensa a necessidade de um restaurante, uma vez que os hotéis são localizados próximos a alguns típicos da região. A inexistência do restaurante não impede que o Formule 1 sirva todos os dias pela manhã um imenso café da manhã, self service é claro.
Percebemos neste caso que a tecnologia executa um papel fundamental na manutenção dos custos baixos do hotel uma vez que dispensa sistematicamente a utilização de mão-de-obra humana na prestação dos serviços, já que o hotel funciona parcialmente “sozinho”. Há ainda de se considerar que a padronização dos quartos facilita a gestão, todos são desenhados de forma a garantir atratividade, funcionalidade e conforto. Suas