quimica
--Filtração simples: é feita com o funil de vidro e nele coloca-se o papel de filtro, como se fosse o filtro de café. Esse sólido pode ser meio pastoso também, como por exemplo um solido produto de alguma reação.
--Filtração à vácuo: é feita com o Funil de Buchner e nele coloca-se o papel de filtro, esse funil é colocado no Kitassato ,pelo canto dele ,coloca-se uma mangueira e liga na torneira para que a agua faça uma pressão no kitassato e assim, o vácuo.
A filtração simples é mais demorada do que à vácuo ,porem o resultado dela é mais satisfatório quanto a qualidade do filtrado (liquido, pois na filtração à vácuo, o vácuo faz com que os poros do papel de filtro sejam pressionados contra o funil de Buchner e assim eles se abrem, deixando passar mais do sólido. Logo a concentração do solido no liquido na filtração à vácuo é maior do que na filtração simples.
→DECANTAÇÃO: é feita numa mistura liquido-solido, ou liquido-liquido.
--Liquido-solido: é feita quando há partículas em suspensão no liquido ,então junta-se nessa mistura uma substancia que se chama floculante, ou floculador, essa substancia faz com que as partículas em suspensão fiquem mais densas, isso através de uma reação e elas vão para o fundo do local onde se encontra essa mistura, então, apos a decantação, as partículas no fundo são filtradas.
--Liquido-liquido: isso se faz quando numa mistura com líquidos um é mais denso que o outro, assim um liquido fica em baixo do outro. É feita com o funil de Bromo ou de decantação, o liquido mais denso fica embaixo, assim abre-se a torneira do funil e ele sai, ficando assim um dentro do funil e o mais denso é recolhido em um béquer.