Quimica
Substância Orgânica- São aquelas que apresentam carbono (C) e hidrogênio (H) em sua composição.
Ex. - O metano, o etanol, o formol, a acetona, etc...
Substância Inorgânica- São aquelas que na sua formula molecular não contém o átomo de carbono.
Ex.- Cal, o dióxido de carbono, a água oxigenada, o cloreto de sódio, etc...
Componentes da matéria viva
-Na matéria que constitui os seres vivos, predominam certos elementos químicos: carbono (C), hidrogênio (H), Oxigênio (O), nitrogênio(N), fósforo(P) e enxofre (S).
Substâncias químicas e a matéria viva
-A água é a substância mais abundante em um ser vivo, o restante distribui-se entre proteínas, lipídios, glicídios e ácidos nucleicos, além de sais minerais e de outras substâncias.
3.1- A água -A molécula de água, de formula química H²O, é constituída por um átomo de oxigênio unido por meio de ligações covalentes a dois átomos de hidrogênio.
Importância biológica -Atividades essenciais à vida, como o transporte de substâncias e reações químicas enzimáticas, necessitam que as moléculas participantes estejam dissolvidas em um meio liquido, nesse aspecto a água desempenha papel fundamental por ser um excelente solvente. Ela é capaz de dissolver grande variedade de substâncias químicas, como sais, gases, açucares, aminoácidos, proteínas e ácidos nucleicos; por isso, costuma-se atribuir á água o titulo de “solvente universal”.
3.2- Os sais minerais
-Sais minerais são substâncias inorgânicas formadas por íons, muitos dos quais fundamentais para o bom funcionamento dos seres vivos. A falta de certos minerais pode afetar seriamente o metabolismo e até causar a morte.
Importância biológica
- Na espécie humana, por exemplo, os íons de cálcio (Ca²) participam das reações de coagulação do sangue e da concentração muscular, além de serem componentes fundamentais dos ossos. É