Quimica
João Gregório (nº16), Leandro Rodrigues (nº19), João Pimenta (nº27)
Escola Secundária de Albufeira, 10º Ano, Turma B, Física e Química A
Data de realização do trabalho: 3 de Abril de 2012
Data de entrega do trabalho: 11 de Abril de 2012
Nesta experiência aqueceu-se 250 g de água numa placa elétrica na máxima potência, com ajuda de um termómetro, esperámos que a água atingisse 35.0 ºC, com ajuda de um cronometro determinamos o tempo que a agua demorou a variar dos 35.0ºC até aos 75.0ºC. Este trabalho teve como objetivo determinar o rendimento no aquecimento da água.
Introdução
Fundamentação teórica:
Energia interna: é o conteúdo total em energia de um sistema termodinâmico. No senso comum energia interna e calor são geralmente confundidos, mas é bom saber que os dois constituem-se por definições bem distintas, definições que implicam o facto de se poder dizer sem erro que um sistema qualquer possui energia interna e também o facto de jamais se poder dizer que um sistema possui calor.
Rendimento: o rendimento de uma transformação é definido pelo quociente entre a energia útil e a energia motora, ou pela razão entre as correspondentes potências.
Capacidade térmica mássica: é a energia necessária para que um kg de massa aumente um grau ºC .
Experimental
Nesta experiência foram utilizados os seguintes materiais:
-Gobelé de 500 mL
-Placa de aquecimento
-Vareta de vidro
-Termómetro digital
-Cronómetro
-Garra
-Suporte Universal
-250 g de água
Primeiro, enchemos o gobelé com 250 g de água, ligou-se a placa de aquecimento na potência máxima para que não se desligue devido ao termóstato de seguida montou-se o suporte universal com uma garra para puder segurar o termómetro digital.
Observou-se a temperatura da água e esperamos que chega-se aos 35ºC e acionou-se o cronómetro, e determinamos o tempo que demorou a variar dos 35ºC aos 75ºC, e anotou-se o tempo que demorou.
Durante a realização da experiência, teve-se em atenção