Trab automação
Disciplina: Automação Industrial
Curso: Mecânica
Automação Industrial no Brasil
Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2012.
Automação Industrial no Brasil
1. Introdução
Automação industrial é a aplicação de técnicas, softwares e/ou equipamentos específicos em uma determinada máquina ou processo industrial, com o objetivo de aumentar a sua eficiência, maximizar a produção com o menor consumo de energia e/ou matérias primas, menor emissão de resíduos de qualquer espécie, melhores condições de segurança, seja material, humana ou das informações referentes a esse processo, ou ainda, de reduzir o esforço ou a interferência humana sobre esse processo ou máquina. A automação pode ser Fixa, Flexível ou Programável. Uma das principais funcionalidades da Automação Industrial é aumentar a produtividade. Esse aumento de produtividade está não somente ligado a produzir mais rápido e em maior quantidade, está ligado também à qualidade do que se produz. Hoje em dia, essa questão da qualidade é de suma importância no que diz respeito à produtividade. A Automação é um passo além da mecanização, onde operadores humanos são providos de maquinaria para auxiliá-los em seus trabalhos, que responde aos quatro preceitos seguintes: flexibilidade, complexibilidade, repetibilidade e produtividade.
2. Evolução da Automação
O início desse processo conhecido como automação teve início na Revolução Industrial, no século XVIII. Nessa época surgiram as primeiras máquinas, que eram movidas a vapor e seus principais produtos eram na área têxtil. No Brasil, o crescimento da industrialização foi bem lento, tendo um aumento significativo após 1930, com Getúlio Vargas. Vargas investiu forte na criação da infraestrutura industrial: indústria de base e energia.
Com os anos, os componentes dos sistemas de automação evoluíram exponencialmente, desde os primeiros sistemas baseados em controle automático até os