quimica
APOSTILA DE QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA I
Prof. Espec. Hilton Lopes Junior
2014/1
Hilton Lopes Junior
Especialista em Operacionalização do Ensino de Química, Física e Matemática
Especialização em Química Industrial Email: Juhh_Kcoal@hotmail.com
“A Química Analítica é a arte de reconhecer diferentes substâncias e determinar seus constituintes”. (Ostwald 1894).
I. AMOSTRAGEM, PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS PARA ANÁLISE E
ERROS DOS DADOS ANALÍTICOS
A Análise Química é um conjunto de técnicas e manipulações destinadas a proporcionar o conhecimento da composição qualitativa e quantitativa de uma amostra, mediante métodos de rotina.
A Química Analítica Quantitativa é o ramo da química que envolve a separação, identificação e determinação das quantidades relativas dos componentes de uma amostra em termos numéricos.
PRINCIPAIS APLICAÇÕES DA QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA
A dosagem: que é a análise quantitativa da amostra para determinar a concentração dos seus componentes.
O controle de qualidade: que é utilizado para garantir que os componentes principais estejam dentro de determinadas faixas ou de composições de referência e as eventuais impurezas não excedem determinados limites.
Utiliza-se a dosagem na análise do solo, determinando a concentração dos nutrientes básicos – nitrogênio, fósforo, potássio, bem como traços dos outros elementos necessários para o crescimento de plantas sadias e melhorando a produção agrícola.
ESTÁGIOS DA ANÁLISE QUÍMICA
Uma análise química deve ser completa, mesmo quando a substância analisada seja uma só. Envolve uma série de etapas e procedimentos e devem ser conduzidos de modo a diminuir ao máximo os erros e manter a reprodutibilidade.
De um modo geral, a análise química quantitativa pode ser estabelecida em etapas, com grau de importância e influência no resultado final da análise:
Hilton Lopes Junior
Especialista em Operacionalização do