atividades de portugues sobre coesão
OS LIMITES DO HUMOR
Os limites do humor
O documentário “O riso dos outros” explicita indagações significativas para a sociedade, como os limites do humor e a carga da ausência da moral de determinadas piadas, trazendo para o telespectador as situações de impunidade do mundo humorístico, principalmente, com as minorias que são os principais alvos dos humoristas.
Ao longo do curta são mostradas entrevistas com diversas personalidades conhecidas, tanto do mundo humorístico, quanto do cenário intelectual. Nelas, as perguntas direcionadas são semelhantes e percebe-se também a similaridade nas respostas dos humoristas, que enfatizam que a premissa do humor é fazer o alvo rir, a qualquer custo. Já as figuras intelectuais do curta, explanam como determinados tipos de piadas apresentam a completa falta da consciência moral dos humoristas que as reproduzem.
Dessa forma, percebe-se que a maioria das piadas não possui qualquer tipo de juízo ético de valor. A carga humorística contida nas piadas visa atingir, sobretudo, as minorias podendo ser considerada como uma forma de agressão indireta, já que produzir humor utilizando essa minoria é um comportamento francamente condenável do ponto de vista moral, pois explicitam situações majoritariamente preconceituosas e repressoras.
No documentário são intercaladas entrevistas e apresentações dos humoristas, apontando como a conduta na entrevista era ilustrada nas apresentações. As principais piadas possuíam alto teor amoral, “inventando humor” com violência sexual e até grandes personalidades como a atual presidenta Dilma Rousseff. Pode-se ver ainda as próprias humoristas do sexo feminino fazendo piadas de conteúdo largamente machista, se rendendo a situação apontada: fazer o alvo rir a qualquer custo.
Todavia, existe outra questão discutida no documentário: a liberdade de expressão. Grande parte dos humoristas apresenta o