Quimica
O gerador a hidrogénio é um aparelho utilizado para incorporar gases inflamáveis que são decompostos da água e usados como combustível para automóveis.
Oxihidrogénio é o gás que é fabricado pelo aparelho. Este gás é considerado altamente explosivo. Ao contrário do hidrogénio, que é mais estável e pode ser armazenado com segurança, o oxihidrogénio é altamente inflamável e nunca deve ser armazenado porque incendeia com muita facilidade.
È por isso muito importante construir este aparelho longe de locais com grande densidade de população e de casas. É igualmente importante que se usem ferramentas de protecção e que se tenha fácil acesso a retardadores de fogo e a extintores.
[pic]
O Processo de Construção: 1. O gerador HHO deve ser construído com um tubo de PVC transparente que tenha 1,5 polegadas de diâmetro. 2. O tubo transparente deve ser coberto no topo e na base com adaptadores de fio cilíndrico e atarraxados com cápsulas de PVC com a medida de 1,25 polegadas de diâmetro. 3. A cápsula da base deverá ter dois parafusos de aço inoxidável seguros por porcas. 4. No topo, a cápsula deve ter um gancho que permita a inserção de tubo de borracha cirúrgica. 5. O gás, em teoria, deverá correr para um segundo contentor que estará cheio com água e terá o topo aberto. O contentor poderá ser um frasco de vidro de dois litros. 6. Uma peça de tubo feita de cobre será ligada ao tubo cirúrgico do primeiro contentor. 7. O final do tubo será inclinado num ângulo que encaixe no segundo vaso, mergulhando-o abaixo do nível da água para prevenir que incendeie no período experimental. 8. O gerador HHO deve ser cheio até meio com uma mistura de hidróxido de potássio e quantidade igual de água. 9. O hidróxido de potássio funciona como electrólito, permitindo que a corrente eléctrica possa passar continuamente pela água. 10. Na parte inferior do aparelho prenda dois fios de cobre isolados de 6 polegadas a cada um dos