Quimica
Parasitismo: Indivíduos de uma espécie vivem no corpo de outro, do qual retiram alimento. Ex.: Gado e carrapato, lombrigas e vermes parasitas do ser humano.
Parasitoses são doenças causadas por organismos parasitas. Após entrar e se instalar no corpo humano ou de outro animal, estes parasitas desenvolvem doenças, podendo provocar uma série de danos ao organismo e até mesmo a morte, caso não haja o tratamento devido. Estes parasitas podem ser vermes, bactérias, vírus ou protozoários. Agente etiológico é a denominação,o nome, dada ao agente causador de uma doença. Normalmente, este causador precisa de um vetor para proliferar tal doença (ou seja, completar seu ciclo de parasitismo).
Infecção: penetração e desenvolvimento ou multiplicação de um agente etiológico no organismo humano ou animal, podendo ser vírus, bactéria, protozoário, helminto, etc.
Infestação: é o alojamento, desenvolvimento e reprodução de artrópodes na superfície do corpo, nas vestes ou na moradia de humanos ou de animais.
Vetor mecânico: quando o parasito não se multiplica ou se desenvolve no vetor, esse simplesmente serve de transporte ao parasito.
Ex.: a T. penetrans veiculando esporos de fungos. Trypanossoma cruzi
Vetor biológico: quando o agente etiológico se multiplica ou se desenvolve no vetor. Ex: Plamodium; Ancilóstoma
Um fômite é qualquer objeto inanimado ou substância capaz de absorver, reter e transportar organismos contagiantes ou infecciosos (de germes a parasitas), de um indivíduo a outro.Ex; Toalhas sujas, talheres, maçanetas, corrimãos, ônibus, etc
O Ascaris Lumbricoides é um parasita monóxeno porque possui apenas um hospedeiro para completar seu ciclo reprodutivo e a Taenia saginata é um parasita heteróxeno porque possui mais de um