quimica
CURSO: ENGENHARIA DE PETRÓLEO
FÍSICA EXPERIMENTAL I EC3M
Experiência 1:
Realizado em 11 de abril de 2013
Vila Velha (ES), 25 de Abril de 2013
Objetivo
O objetivo desse experimento é determinar as acelerações de um corpo deslizando sobre um plano reto e inclinado sobre a ação de uma forca constante.
Problema físico
Neste experimento será estudado o movimento de um corpo sobre uma superfície sem atrito e sob a ação de forcas constantes. Para isto serão empregados conhecimentos das Leis do Movimento de Newton, Conservação de Energia e Movimento a Aceleração Constante.
O experimento será dividido em três etapas apresentadas resumidamente abaixo:
Nivelamento - Movimento a velocidade constante: No primeiro ensaio o carro será lançado a uma velocidade constante sobre o trilho, para avaliar o nivelamento e o atrito no trilho.
Forca Constante: Neste segundo ensaio, uma massa será usada para gerar uma forca constante impulsionando o carro.
Plano Inclinado: Neste terceiro ensaio, uma pequena inclinação será feita a rampa para criar uma força constante sobre este.
Desenvolvimento teórico:
Equações de movimento a aceleração constante:
Supondo que uma partícula se mova com aceleração constante durante um determinado intervalo de tempo. Sabendo-se a velocidade instantânea no instante inicial deste intervalo, pode-se conhecer a velocidade em qualquer instante deste intervalo. Sendo a aceleração da partícula e v0a velocidade no instante inicial t0= 0, pode-se resolver a integral para obter a função velocidade em qualquer instante ''t'' pertencente a este intervalo: Conhecendo-se a posição da partícula no instante inicial, faz-se possível obter a sua posição em qualquer instante deste intervalo. Assim, representando x0como a posição inicial da partícula,