Quimica
A Química Nuclear é ligada à radioatividade, ela utiliza os elementos para obter energia, por exemplo: o Urânio.
Esse ramo da ciência ganhou maior destaque a partir da Segunda Guerra Mundial, devido às explosões de bombas atômicas nesse período. Mas felizmente podemos fazer um bom uso da radioatividade, veja por que:
Benefícios da Química Nuclear:
• Aplicação na medicina para o tratamento de tumores cancerígenos;
• Nas indústrias a radioatividade é utilizada para gerar energia substituinte à energia gerada por hidrelétricas;
• Na ciência tem a finalidade de promover o estudo da organização atômica e molecular de outros elementos.
Nesta seção você terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre este novo gênero da Química, se atualizar sobre os avanços e benefícios, como também os malefícios gerados por esta Ciência que se relaciona com a radioatividade.
Os primeiros fenômenos radioativos foram descobertos no final do século XIX. Esse conhecimento proporcionou ao homem descobrir ainda mais sobre a estrutura e o próprio núcleo do átomo.
Este panorama que se abriu revelou ao mundo a energia imensa que o átomo abriga e como ela poderia ser usada para o bem, como em construções de usinas elétricas para a geração de energia, na medicina de isótopos radioativos para o tratamento de câncer, bem como na indústria, na química, na agricultura, na geologia e na arqueologia.
No entanto, o mundo ficou assombrado com esta tremenda energia sendo usada para o mal, com a explosão de duas bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki. Além de alguns acidentes radioativos que tiveram em Chernobyl, Goiânia e em Three-Mile Island. Sem contar, é claro, os perigos enfrentados com o lixo radioativo.
Química nuclear é a área da química que lida com materiais utilizados para fins nucleares.
É essa a área da química que lida com as transformações dos núcleos dos átomos, em uma reação química a alteração ocorre na eletrosfera, já na