quimica
Atualmente, a eletricidade é capaz de cobrir as necessidades energéticas de uma única ponte, mas já está sendo estudado o uso em outras pontes na cidade de Tóquio. Esse sistema deveria ser utilizado em todas as estradas, pontes e rodovias, pois é uma fonte renovável de energia.
Entenda como funciona o asfalto sustentável, que gera energia quando você passa
1 comentário
Edu 23 de maio de 2010 | 21:06
Já li em algumas mídias sobre um tal piso sustentável que seria capaz de gerar energia elétrica à medida em que um veículo se locomovesse sobre ele. Então resolvi fazer este texto para explicar melhor como funciona esta tecnologia.
O mecanismo é simples: uma placa cerâmica responde a impulsos mecânicos gerando pulsos elétricos. Este fenômeno é chamado de efeito piezoelétrico. Desta forma, este material, incluso no composto do asfalto ou piso em questão, seria capaz de transformar a energia cinética do veículo, transmitida pelas rodas, em energia elétrica captada pelo material no piso.
No Brasil está sendo realizada uma pesquisa no intuito de tornar viável esta tecnologia, com o objetivo de se utilizar a energia para realizar a alimentação de sinalizações luminosas, bem como semáforos e a própria iluminação de postes em ruas, avenidas e estradas.
Cientistas do Instituto de Física da Unesp têm pesquisado sobre a construção de sensores de radiação e umidade de sólo para elaborar dispositivos piezoeletricos. Estes dispositivos também podem ser encontrados na natureza sob a forma de cristais