quimica
Símbolo – Al
Número Atômico – 13
Massa Atômica – 26,98154 g/mol
Estado de oxidação – 3
Ponto de fusão – 660,45 ºC
Ponto de ebulição – 2520 ºC
Densidade – 2,7 g.cm-3
Potencial de ionização – 5,98 eV
Potencial elétrica – 1,66 V
Eletro negatividade – 1,5
Volume atômico – 9,99 cm-3
Entalpia de fusão – 10.71 kj/mol
Entalpia de vaporização – 143.9 kj/mol
Pressão de vapor – 1mm Hg a 1284 ºC
Solubilidade – Solúvel em HCl, H²SO(4), Água quente e soluções alcalinas.
O Alumínio tem excelentes propriedades físico-químicas as quais se destacam o baixo peso específico, a resistência à corrosão, a alta condutibilidade térmica e elétrica e a reciclagem.
Tipo
Propriedades
Justificativa
Intensivas
Temperatura – Ponto de fusão - Densidade
Não dependem da quantidade da amostra analisada.
Extensivas
Massa - Volume
Dependem da quantidade da amostra e incluem medidas de massa e volume e estão relacionadas com a quantidade de substância presente.
O processo de Bayer é o mais utilizado na indústria do alumínio. Este processo consiste na dissolvição da Alumina em soda cáustica e, após, a separação de todo material sólido através de um filtro que concentra todo o material filtrado para a cristalização da Alumina.
A obtenção do alumínio ocorre através de eletrólise, processo conhecido como Hall –Héroult, no qual os cristais são secados e calcinados eliminando a água e o pó branco de alumina pura é enviado à redução.
Um eletrólito fundido, formado por sais de criolita e fluoreto de alumínio carrega a alumina de forma controlada no processo de eletrólise.
O alumínio metálico no fundo da célula é decantado pela passagem de corrente elétrica na célula eletrolítica que promove a redução da alumina, formando dióxido de carbono através do oxigênio liberado que reage com ânodo de carbono.
O uso do alumínio no dia a dia cresce constantemente devido suas características atenderem satisfatoriamente as exigências da sociedade moderna, como exemplo a telha de