quimica
Colocou-se uma colher de açúcar em um vidro de relógio, dirigiu-se a capela e com o auxilio de um conta gostas adicionou-se três gostas do ácido sulfúrico, observou-se a reação.
Em seguida colocou-se uma colher de glicose em um vidro de relógio adicionaram-se três gotas do ácido sulfúrico, observou-se a reação.
PROCEDIMENTOS COR E SOPRO
Colocou-se uma colher de hidróxido de cálcio em um Becker, adicionou-se 25 ml de água agitou-se a solução, realizou-se a filtração dessa solução com o auxilio e um funil e papel de filtro para um Erlenmeyer, adicionou-se três gotas de fenolftaleína e com um canudo descartável assoprou-se a solução até atingir o ponto de viragem.
Colocou-se uma colher de hidróxido de Bário em um Becker, adicionou-se 25 ml de água agitou-se a solução, realizou-se a filtração dessa solução com o auxilio e um funil e papel de filtro para um Erlenmeyer, adicionou-se três gotas de fenolftaleína e com um canudo descartável assoprou-se a solução até atingir o ponto de viragem.
RESULTADOS
Desidratação do Açúcar e da Glicose
Observou-se que o açúcar começou a escurecer, o ácido sulfúrico as poucos queimou o açúcar deixando com a coloração (preta). Isso ocorreu porque o açúcar libera mais água, tendo em sua composição mais hidroxila.
Com a glicose observou-se que após ter acrescentado o ácido sulfúrico mudou a coloração para marrom escuro. Indicando que a glicose libera menos água que o açúcar, isto é contem menos hidroxila.
COR E SOPRO
Hidróxido de cálcio
Observou-se que ao acrescentar a fenolftaleína a substancia que antes era incolor mudou para a coloração rosa. Após assopra com um canudo, mudou para a coloração esbranquiçada. Esse fenômeno ocorreu porque houve liberação de carbonato.
Hidróxido de Bário
Observou-se que ao acrescentar a fenolftaleína a substancia que antes era de coloração branca ficou rosa. Assoprou-se com o canudo, a solução de cor rosa ficou com uma coloração branca.