Quimica
Um dos fatores que caracterizam a poluição atmosférica é a presença de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos em uma quantidade superior à capacidade de absorção do meio ambiente. A poluição atmosférica prejudica a composição e o equilíbrio da atmosfera, das águas, do solo e do subsolo; interferem também na cadeia alimentar e alteram os mecanismos naturais de proteção ao planeta. A poluição, causada principalmente pela emissão de gases, fumaça, cinzas e partículas de produtos químicos lançados na atmosfera pelas chaminés das indústrias e pelos escapamentos dos automóveis, está sendo prejudicial à saúde humana, causando ardência nos olhos, tosse, alergias e doenças pulmonares.
A poluição do ar é definida como sendo a degradação da qualidade do ar como resultado de atividades que direta ou indiretamente: • Prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; • Criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; • Afetem desfavoravelmente a biota (organismos vivos); • Afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; • Lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos em leis federais (Lei Federal no 6938, de 31 de agosto de 1981, regulamentada pelo decreto no 88 351/83).
1) Poluição de origem natural:[pic]
Resultante de processos naturais como poeiras, nevoeiros marinhos, poeiras de origem extraterrestre, cinzas provenientes de queimadas de campos, gases vulcânicos, pólen vegetal, odores ligados à putrefação ou fermentação natural, entre outros.
2) Poluição relacionada aos transportes:[pic]
Resultante da ação de veículos automotores e aviões. Devido à combustão da gasolina, óleo diesel, álcool etc., os veículos automotores eliminam gases como o monóxido de carbono, dióxido de carbono, óxido de enxofre, gases sulfurosos, produtos à base de chumbo, cloro, bromo e fósforo, além de diversos hidrocarbonetos não queimados.
3) Poluição pela combustão:[pic]
Resultante de