quimica
FACULDADE DE ENGENHARIA FLORESTAL
QUÍMICA ORGÂNICA
CUIABÁ
2013
THAIS MARCELA D. SIQUEIRA
HELLÉN BORGES
LARA SIEBERT
LARISSA COSTA
FELIPE
LEONORA GOES
DAYANE RIBEIRO
IDENTIFICAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS
TRABALHO DA AULA PRÁTICA SOBRE IDENTIFICAÇÃO
DE GRUPOS FUNCIONAIS
CUIABÁ
2013
INTRODUÇÃO:
Cada grupo funcional apresenta certas reações características, daí as mesmas serem utilizadas como reações de identificação. Estas reações são testes qualitativos que permitem caracterizar uma determinada funcionalidade observando-se uma transformação química através de mudanças físicas provocadas por uma reação. Algumas dessas mudanças não são fáceis de serem observadas, mas úteis num determinado instante particular.
Foram utilizados alguns testes químicos para identificação de grupos funcionais, como teste com 2,4-dinitrofenil-hidrazina para identificação de aldeídos e cetonas; Reativo de Tollens e Fehling servem para mostrar se a presença de aldeídos; teste de Bayer identificação de Alcenos e Alcino; para identificação de ácidos carboxílicos foi utilizado à mistura com Bicarbonato de sódio.
Objetivo: identificar os grupos funcionais presentes em substâncias desconhecidas.
Teste 1: com 2,4-dinitrofenil-hidrazina
Matérias utilizados:
2 gotas de cetona
2 gotas de etanal
2 ml de 2,4-dinitrofenil-hidrazina
Pipeta
Tubo de ensaio
Colocou-se 2 ml de 2,4-dinitrofenil-hidrazina em dois tubos d ensaio com o auxilio de uma pipeta. Adicionou-se 2 gotas de cetona em dos tubos e 2 gotas de etanal em outro tubo. Agitou-se os dois tubos e esperou a reação. Resultados: Após agitar o primeiro tubo não ouve formação de um precipitado, mas o liquido ficou amarela o resultado, portanto foi negativo. No segundo tubo formou-se um precipitado alaranjado, o resultado foi positivo.
Teste 2: