quimica
Sendo adicionados em um béquer os componentes da mistura com 20 ml de água, em outro béquer colocamos 10 ml de água destilada, colocamos os dois recipientes sobre um tripé com tela de amianto para aquecimento. Durante este processo dobramos um filtro de papel para colocar no funil para filtração das substâncias.
Com a mistura em ponto de ebulição, filtramos a mistura e logo após adicionamos os 10 ml de agua sobre as substancias do filtro, observamos que no filtro restaram após a 1ª filtração a areia e a limalha de ferro.
Logo realizamos novamente a filtração, sendo que nesta etapa sobrou o dicromato de potássio no filtro.
Portanto em cada etapa tivemos os seguintes componentes:
1ª: No béquer com a diluição dos 20 ml de agua, obtivemos uma mistura heterogênea composta por areia, limalha de ferro, cloreto de sódio e dicromato de potássio.
2ª: Após a filtração encontramos no filtro de papel, areia e limalha de ferro, sendo que no béquer tivemos dicromato de potássio e cloreto de sódio diluídos em agua. Com o resfriamento do liquido o dicromato de potássio fica depositado no fundo do recipiente.
3ª: Realizado novamente a filtração e encontramos no filtro de papel o dicromato de potássio, e no béquer cloreto de sódio diluído em agua.
A cada processo de filtração realizado acaba-se perdendo a massa inicial dos componentes, ou seja, parte da mistura é perdido.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABZEAAI/dicromato-potassio
Explique se as frações obtidas são de substâncias completamente puras.
Na amostra recolhida de limalhas de ferro, foi concluído que partículas de areia estavam presentes. Na areia, observou-se a pureza deste componente. A