Comportamento Organisacional
Na visão destes três autores, James G. Hunt, John R. Schermerhorn Jr. e Richard N. Osborn Comportamento Organizacional é "Formalmente definido, comportamento organizacional, CO, é o estudo de indivíduos e grupos em organizações. É um corpo de conhecimento que se aplica a todos os tipos de ambiente de trabalho-pequenos e grandes, empresas lucrativas ou sem fins lucrativos”.
Segundo Karla Sampaio Comportamento Organizacional, “Consiste no estudo do comportamento humano, focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional”. Ainda segundo a autora, os objetivos, ou finalidades do CO, são explicação, previsão e controle do comportamento humano.
Conceito de visão sistêmica
Com os últimos avanços mundiais, tecnológicos, políticos entre outros, cada vez mais classes ficam divididas entre pobres e ricos. Esta divisão social já velha conhecida como ‘desigualdade’, é a grande responsável por grande parte dos acontecimentos negativos ocorridos na sociedade, como por exemplo: assaltos, mortes, golpes etc. Diante de muitos fatos, a partir do século XX criou-se o pensamento sistêmico, cujo objetivo é exprimir uma nova visão de mundo, onde todas as coisas são interligadas, não podendo assim ser estudadas ou discutidas de forma isolada. Os problemas da sociedade devem ser encarados de forma nova. Mas infelizmente há um preconceito do ser humano e da ciência com respeito à visão sistêmica, e criaram-se obstáculos que podem ser difíceis de ser superados, e por isso é necessário uma mudança na forma de pensar.
Como já se dizia: “A ciência sistêmica mostra que os sistemas não podem ser compreendidos por meio da análise individual”. (capra, 1996, p. 51).
Mudança
A mudança é algo natural, podendo se dizer que é uma necessidade do ser humano. Porém, as mudanças devem oferecer um roteiro, ou seja, serem bem estudados, para