quimica
Um termômetro nada mais faz do que medir a temperatura de um objeto (ou de nós quando estamos doentes), ao ter um fluído expandido quando aquecido, ou contraído quando esfriado.
A maioria dos termômetros utilizam como fluído o mercúrio ou álcool para expandir/contrair.
Coloque um pouco de água numa garrafa com um tubo e lacrada, como indicado na figura (a cortiça é um bom material para se utilizar como tampa).
Jogue água quente sobre a garrafa (que deve estar dentro de uma bacia). O que acontece?
A água quente aquece o ar interno da garrafa, fazendo com que as moléculas deste ar interno movimentem-se cada vez mais, e empurrando a água que está dentro da garrafa par o tubo. Ou seja, ao jogar água quente, aumentamos a pressão do ar no interior da garrafa, que tenta expelir a água dentro desta para fora.
Quando a água eleva sua temperatura dentro do intervalo de 0ºC a 4ºC ela se contrai ao invés de dilatar, ou seja, tem dilatação irregular. Além disso, pela água ser transparente ficaria difícil fazer a medida. Já o Mercúrio e o alcool, se dilatam regularmente quando a temperatura aumenta e o Mercúrio naturalmente já é o apaco, já os termometros que utilizam álcool normalmente é um álcool colorido, que facilita a visualização. água, ao atingir certas temperaturas pode mudar seu estado, volume e pressão. Como os termômetros são usados muitas vezes para medir temperaturas acima de 100ºC e abaixo de 0ºC a água não pode