quimica
CAMPUS DIADEMA
DISCIPLINA: QUÍMICA DAS TRANSFORMAÇÕES EXPERIMENTAL
EXPERIMENTO N° 2
Observações e medidas em laboratório
Docentes: Profa. Dra. Ana Paula de Azevedo Marques e Prof. Ricardo
Por:
Daniel Vargas, turma 06 C
Giannina Clerici, turma 06 C
Mariana Gutierres, turma 06 C
Data da realização do experimento: 04/04/2012
I. Resumo
Iniciou-se o experimento de observações e medidas no laboratório analisando-se e anotando-se as características do corpo metálico fornecido. Após isso, pesou-se o corpo em uma balança analítica (mais precisa, com legibilidade de 0,0001 g) e em uma semi-analítica (menos precisa, com legibilidade de 0,001 g), comparando-se os valores obtidos e percebendo-se os erros encontrados graças à imprecisões nas medidas devido aos aparelhos, erros humanos, fatores externos, etc. Depois, mediram-se diferentes volumes na pipeta e na proveta e, por fim, passou-se o volume total para o béquer, para analisar-se a precisão de cada equipamento.
Depois, calculou-se a densidade do sólido fornecido observando-se a diferença de volume quando o sólido é introduzido em uma proveta de plástico contendo 50 mL, uma vez que já tinha-se o valor de sua massa. A partir de sua densidade e da ajuda de livros, conclui-se que o elemento metálico fornecido é composto por latão.
Finalizando o experimento, analisou-se cuidadosamente o bico de Bunsen, sua estrutura e suas chamas, concluindo-se que, quanto mais aberta estiver a válvula do bico, mais energia (oxigênio) a chama possui para realizar a combustão, liberando, portanto, mais calor (chama oxidante ou “não luminosa”, de coloração azulada). Ao contrário, quando a válvula está fechada, a chama libera menos calor (chama redutora ou “luminosa”, de coloração amarelo alaranjado). Através de um fio de níquel-cromo colocado na chama com a ajuda de uma pinça de madeira, conseguiu-se analisar as diferenças de temperatura nas diferentes regiões e alturas da chama,