Sindicatos e Cooperativas no Brasil
O APARELHO IDEOLÓGICO DOS SINDICATOS Alguns questionamentos podem surgir à primeira vista, como por exemplo: “Então o sindicato é um aparelho ideológico? Sempre pensei que o sindicato fosse para defender os trabalhadores.”. Uma coisa é o que o sindicato deveria ser por própria definição. Outra coisa é como ele é instrumentalizado.
1. Que é sindicato?
É uma organização livre e autônoma de pessoas com a finalidade de defender e promover seus direitos. A principal finalidade é a defesa dos direitos dessas pessoas, é a reivindicação de seus direitos.
O sindicato deve ser livre e autônomo. Livre: entra quem quer, sai quem quer. Autônomo: independente, soberano.
O grupo dominante, que dita normas e impõe sua ideologia, criou essa imagem de sindicato como sendo contra o Estado, ou a Nação. Pelo fato de os sindicatos serem, ou quererem ser autônomos, defenderem os interesses dos trabalhadores.
Os sindicatos devem procurar o bem comum, a justiça. É o bem que exige que se procure o bem-estar do maior número possível de pessoas.
2. O sindicato no Brasil
Para se entender bem o que seja o sindicato no Brasil, é necessário antes de tudo, saber que relações existem dentro de nossa sociedade. São:
a) Dominação: alguns são “donos” dos meios de produção do capital, que produz riqueza. Sendo donos das coisas acabam sendo donos das pessoas. A dominação passa a ser também uma dominação política e social.
b) Exploração: “o trabalho é a fonte única das riquezas” (Leão XIII), os donos do capital se enriquecem na medida em que se apropriam de parte da força de trabalho dos trabalhadores: a única coisa que pode ser explorada é o trabalho humano. Essas relações vão estabelecer um sistema de classes.
Em uma sociedade de classes, a classe dominante apodera-se do aparelho de Estado para colocá-lo a seu serviço. Em uma sociedade de classe, o Estado é a classe dominante.
Agora se pode entender a questão do sindicato. Quando se diz que o sindicato