Quimica
O conteúdo a seguir apresentara o minero zinco, sua característica física e química onde pode ser encontrado e técnica utilizada para sua exploração.
Características Físicas
O zinco é um metal de cor branco-azulada, forma cristalina hexagonal compacta. O zinco caracteriza-se pela sua alta resistência à corrosão, o que permite o seu emprego como revestimento protetor de vários produtos. Sua grande facilidade de combinação com outros metais permite o seu uso na fabricação de ligas, principalmente os latões e bronzes (ligas cobre-zinco) e as ligas zamac (zinco-alumíniomagnésio). Seu baixo ponto de fusão facilita a moldagem em peças injetadas e centrifugadas. Seu baixo ponto de ebulição facilita a sua extração e refino e, por ser bastante maleável entre 100 e 150°C, pode ser laminado em chapas e estirado em fios.
Características Químicas
Nome: Zinco
Símbolo: Zn
Numero: 30
Serie química: Metal de transição
Grupo: 12
Período: 4
Bloco: d
Densidade: 7140 kg/m³
Dureza: 2,5
Massa atômica: 65,38(2) u
Raio atômico: 134 pm
Raio covalente: 122+4 pm
Raio de Van der Waals: 139 pm
Estrutura cristalina Hexagonal
Estado da matéria: Solido
Ponto de fusão: 692,68 K
Ponto de ebulição: 1180 K
Entalpia de fusão: 7,32kj/mol
Entalpia de vaporização: 123,6 kj/mol
Volume molar: 9,16x10−6 m3/mol
Pressão molar: 1 Pa a 610 K
Velocidade do som: 3700m/s a 20 ºC
Onde e encontrado
O zinco é encontrado na natureza principalmente sob a forma de sulfetos, associado ao chumbo, cobre, prata e ferro (galena, calcopirita, argentita e pirita, dentre outros). O minério sulfetado de zinco está sujeito a grandes transformações na zona de oxidação formando óxidos, carbonatos e silicatos. As mineralizações ocorrem, principalmente, nas rochas calcárias que são as hospedeiras usuais.
A reserva mundial cuja exploração é economicamente viável ultrapassa a casa dos 220 milhões de toneladas, a maior parte nos Estados Unidos, Austrália,