Quimica Trabalho
- sólido amorfo
- líquido
- gasoso
- plasma
- superfluido
- supersólido
- matéria degenerada
- neutrónio
- matéria fortemente simétrica
- matéria fracamente simétrica
- plasma quark-guón
- condensado fermiónico
- condesado de Bose-Einstein
- matéria estranha.
O Estado Gasoso
Os gases são pequenas partículas, moléculas ou átomos, que nas condições normais de temperatura e pressão não apresentam interações entre si. As forças de atração e repulsão entre estas partículas são insignificantes. Figura:
Fonte:http://www.alunosonline.com.br/upload/conteudo_legenda/d1630d6142e41273ea824ce282c33aac.jpg
Os gases ideais são aqueles que apresentam um comportamento ideal. Seu comportamento segue um conjunto de postulados. O primeiro postulado diz que um gás é composto por um grande número de partículas tão pequenas que seus tamanhos são negligenciáveis se comparados com as distâncias médias entre elas, sendo também negligenciáveis com relação ao tamanho do recipiente que as contém. Em outras palavras, a maior parte do volume medido de um gás é apenas espaço vazio. Isso explica porque os gases são facilmente compressíveis.
O segundo postulado diz que as moléculas de um gás estão em movimento retilíneo, constante, rápido e ao acaso e, devido ao movimento de translação, as moléculas colidem umas com as outras e com as paredes do recipiente, mudando sua trajetória, mas continuando em linha reta. O terceiro postulado diz que todas as colisões são elásticas, isto é, não há perda nem ganho de energia cinética total em cada colisão. Embora uma molécula possa perder energia para a outra durante a colisão, a quantidade que a outra deve ganhar é tal que a energia total final é a mesma que a inicial O quarto postulado diz que existe um intervalo de velocidades moleculares, onde algumas se movem rapidamente, enquanto que outras estão por um curto período sem movimento (as que estão envolvidas em colisões).