Quimica roteiro 3
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA E QUÍMICA
Relatório 03:
Tempo de Reação Humana
Número Nome Assinatura
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA:
O tempo de reação de uma pessoa é de extrema importância na sua vida, pois a partir dele um indivíduo saberá se ele é apto a praticar determinadas tarefas que exijam uma resposta rápida, como jogar tênis de mesa, pilotar um avião ou lutar artes marciais, já que o tempo de reação varia de pessoa para pessoa, e também pode variar de acordo com o estado físico e mental do indivíduo, que pode estar cansado, estressado, ou alcoolizado.
Mas o que vem a ser “tempo de reação”?
Tempo de reação nada mais é do que o intervalo de tempo que um indivíduo leva para responder a um determinado estímulo, podendo ser um toque, um sinal, ou mesmo um barulho.
Ao receber um estímulo a resposta não irá ser imediata, pois leva um tempo para que a informação do estímulo seja processada pelo cérebro e este de uma resposta.
É comum as pessoas usarem o termo reflexo no lugar de tempo de reação, o reflexo nada mais é do que uma resposta rápida e involuntária a um dado estímulo. Por exemplo, quando nosso tendão patelar é atingido pelo “martelinho” no teste do reflexo do tendão patelar. Assim, quando um goleiro de futebol agarra uma bola que vem muito rápida, não é o reflexo dele que é rápido, e sim seu tempo de reação.
O tempo de reação das pessoas pode ser facilmente medido com um experimento simples de queda livre, porém deve ser realizado várias vezes para se reduzir ao máximo os erros de medições, que podem ser grosseiros, sistemáticos ou estatísticos. A partir disso os cálculos utilizados serão:
Cálculo do tempo: com g= 9806,65mm/s²
Cálculo da Média:
Desvio Padrão:
Limite do erro estatístico:
Incerteza Absoluta:
2. OBJETIVO