Impactos do crescimento da oferta interna de energia eólica no brasil até 2020
Luciano S. Santos, Otacilio M. S. Fontes, Marcelo Rodrigues
Resumo — Diversos estudos realizados nos últimos anos têm apontado às implicações e impactos sócio ambientais do consumo de energia. As fontes renováveis de energia são apresentadas como a principal alternativa para atender as demandas da sociedade com relação à qualidade e segurança do atendimento da demanda de eletricidade com a redução dos danos ambientais decorrentes do consumo de energia. Este artigo descreve a evolução do aproveitamento da energia eólica, incluindo dados e informações sobre a situação atual do uso deste recurso para geração de energia elétrica.
Palavras Chave — Energia éolica; Oferta e Demanda de Energia Eólica
Nomenclatura
PROINFA – Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica, UEE – Usina Eólica, UTE_bio – Usina Termelétrica a biomassa, PCH’s – Pequenas Centrais Hidrelétricas, SIN – Sistema Interligado Nacional, ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, BIG - Banco de Informações de Geração, PNE – Plano Nacional de Energia, PDE – Plano Decenal de Expansão, GEE – Gás de Efeito Estufa, ACL – Ambiente de Comercialização Livre, ACR – Ambiente de Comercialização Regulada.
Introdução
As fontes renováveis de energia têm ganhado espaço no mundo. Desde o começo deste século que, a cada ano, a capacidade instalada destas tecnologias supera a do ano anterior. A maior significância dessas fontes em relação a fontes convencionais, tais como: gás natural, carvão, petróleo e nuclear, apesar de ainda modesta, advém da preocupação global crescente em relação às mudanças climáticas e segurança de suprimento, que tem resultado em políticas regionais que visam promover fontes de baixo impacto ambiental e de mais fácil acesso por boa parte de população do mundo[1] A América Latina é a região do mundo que possui a geração elétrica mais renovável, e da energia muito devido à