Energias sustentáveis do brasil
SUSTENTABILIDADE: Energia Renovável no Brasil
Disciplina: Geografia Professor: Valdir Rauber Série: 303
Desc. 16 de maio de 2013
A produção de energia no Brasil
Desde o iníco da revolução industrial, no final do século XVIII, e principalmente ao longo do século XX, as atividades humanas vem causando grande impacto sobre o meio ambiente. O crescimento populacional, o desenvolvimento de novas tecnologias e o aumento do padrão de consumo criaram o desafio de aumentar cada vez mais a produção de energia. Contudo, agravam-se os impactos ambientais em decorrência deste aumento: poluição, chuva ácida, destruição da camada de ozônio, aquecimento global e agressões à fauna e à flora são algumas das consequências relacionadas à produção e ao consumo de energia. Isso se agravou no Brasil na segunda metade do século XX quando nos transformamos em um país urbano-industrial.
Para enfrentar os problemas do aumento do consumo é preciso abordar o setor energético sob a ótica do desenvolvimento sustentável: combater os desperdícios e buscar fontes alternativas, economicamente viáveis, mais eficientes e e seguras para a sociedade e o meio ambiente, ou seja, que sejam viáveis nas esferas ambiental, econômica e social.
O Brasil se destaca no cenário mundial por possuir grande participação de fontes renováveis em sua matriz energética e vem investindo na diversificação das fontes utilizadas. A descoberta de enormes reservas de petróleo na camada pré-sal e o grande potencial de produção de biocombustíveis colocam novas perspectivas para o crescimento e econômico do país.
• Energia renovável no Brasil:
As energias renováveis no Brasil representaram mais de 85,4% da energia produzida internamente e utilizada no Brasil, segundo dados