Casa Sustentável
Problema:
Como criar uma casa sustentável?
Hipóteses:
O valor da construção de uma casa sustentável é maior do que uma casa comum.
O material precisa ser bem selecionado.
Ponto positivo é que não se tem tantos gastos com energia. O ponto negativo é que o custo para construí-la aqui no Brasil é muito alto.
Objetivo Geral:
Descobrir como são as etapas da construção de uma casa sustentável, assim como conhecer o material selecionado para a construção.
Objetivos Específicos:
Investigar o porquê do Brasil não ser adepto a essas casas.
Investigar quanto custará uma casa sustentável no Brasil.
Saber a qualificação necessária de um indivíduo para conduzir a construção de uma casa sustentável.
Justificativa:
A escolha desse tema foi dada por conta da ideia de trazer inovações na construção civil do Brasil. Para a sociedade ter esta inovação seria muito bom, porém achamos válido trazer a informação para a população sobre a viabilidade e o custo da construção dessas casas no Brasil. E também a escolha se deve a curiosidade de nós estudante/pesquisador em relação a esse tema.
Referencial Teórico:
Atualmente, em todo o mundo há algumas casas sustentáveis que não causam tanto dano ao meio ambiente quanto uma casa normal. Eficiência energética, uso racional da água, preferência por materiais ecologicamente corretos e preservação ambiental estão entre os principais fatores que definem uma casa sustentável, conceito que vem se difundindo no Brasil principalmente nos últimos dois anos.
No Brasil há alguns projetos em andamento, como a Casa Solar Eficiente, desenvolvida pelo Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio de Salvo Brito (Cresesb), na Ilha do Fundão (RJ).
Para uma casa ser sustentável, ela precisa do selo LEED (liderança em energia e design para o meio-ambiente). As construções que recebem o selo LEED seguem rigorosas regras no que diz respeito a cinco pilares: a implantação sustentável, energia e atmosfera, o