Casas Sustentável
RESUMO
O projeto sustentável define um modelo compacto, acessível e ainda ecológico. A casa sustentável tem o intuito de reduzir custos e criar um modelo acessível a todas as camadas sociais, assim reduzindo a necessidade energética da residência e estabilizando um sistema parcialmente suficiente em energia e água. O trabalho tem como objetivo viabilizar o consumo sustentável na construção civil, indicando o custo benefício desse tipo de construção. A reutilização de matérias bem como madeira de demolição, água da chuva, também é um dos focos para que essa casa seja o mais ecológica possível. Assim, reduzido os custos com água/energia, garantindo e ampliando o conforto. Preservar o meio ambiente com a utilização de matérias que diminuem os impactos ambientais e socioeconômicos. A intenção do trabalho é evidenciar a partir de quando essa casa terá vantagens quando se comparada a uma casa convencional e custo beneficio dessa casa.
Palavras-chave: Sustentabilidade, casa, acessibilidade, ecologia, economia.
1. INTRODUÇÃO
Casa, hoje é o conjunto de estruturas artificiais construídas pelo homem que serve tanto como moradia para um indivíduo ou para um conjunto de indivíduos para se proteger tanto da natureza (raios solares, chuva, ventos...) quanto de ataque de terceiros. Possui um papel básico para os seres humanos desde os primórdios da humanidade, quando o ancestral do homem sapeie que sobrevivia na natureza e se abrigava principalmente em cavernas contra as intempéries e a há predação.
A estrutura casa passa ao decorrer dos séculos a ter um leque de fins que não se restringem somente a moradia, conforme o desenvolvimento da sociedade humana, esse leque possui projetos para decoração, paisagismo, sistema alternativos para redução do uso de recursos renováveis e não renováveis na casa.
Este devido projeto aborda soluções alternativas com a finalidade de reduzir os custos econômicos e ambientais na concepção de uma residência