Quimica = recuperação de ausencia
2º BIMESTRE
Ácidos
A definição de Arrehenius sobre ácido é a seguinte: ácido é toda substância que se ioniza em presença de água e origina, como um dos íons, o cátion H+.
Alguns anos mais tarde, em 1923, Brønsted descreve, numa definição mais geral, a ideia de que ácido é uma substância que se comporta como um dador de protões (iões H+). Assim, esta última definição, generaliza a teoria de ácidos de Arrhenius e, todas as substâncias que se comportam de acordo com esta definição, são denominadas ácidos de Brønsted. O químico Americano G.N. Lewis, formulou uma definição mais geral, que, segundo ele, um ácido é uma substância susceptível de captar um par de electrões.
Propriedades dos Ácidos Têm um sabor azedo (como exemplos: o vinagre deve o seu sabor ao ácido acético, e o limão ao ácido cítrico)
Causam mudanças de cor nos corantes vegetais (por exemplo: alteram a cor da tintura azul de tornesol, de azul para vermelho).
Reagem com certos metais (como o zinco, o magnésio e o ferro) produzindo hidrogénio gasoso.
Reagem com carbonatos e bicarbonatos, para produzir dióxido de carbono gasoso.
As suas soluções aquosas conduzem a eletricidade
Ácidos mais conhecidos
Ácido Clorídrico (HCl):
O HCl impuro é comercializado com o nome de ácido muriático e é utilizado principalmente na limpeza de pisos ou de superfícies metálicas antes da soldagem. O HCl é um componente do suco gástrico, conferindo a ele um pH adequado para a ação das enzimas digestivas gástricas.
Ácido Fluorídrico (HF):
O HF tem a propriedade de corroer o vidro; por isso, é usado para fazer gravações em vidros e cristais.
Ácido Sulfúrico (H2SO4):
É utilizado nas baterias de automóvel, na fabricação de corantes, tintas, explosivos e papel; é também usado na indústria de fertilizantes agrícolas, permitindo a fabricação de produtos como o sulfato de amônio. As chuvas ácidas em ambientes poluídos com dióxido de enxofre contêm H2SO4 e causam grande impacto