Determinação dos cátions dos grupos I, IV e V, e ânions dos grupos I e II
1) Título
Determinação dos cátions do grupo I, cátions do grupo IV, cátions do grupo V, ânions do grupo I e ânions do grupo II.
2) Objetivo
Analisar a amostra nº1, procurando identificar a presença de cátions I, cátions IV, cátions V, ânions I e ânions II, utilizando os conhecimentos e técnicas da química analítica qualitativa.
3) Introdução A química é a ciência que estuda o comportamento, as propriedades e a variação dos átomos, bem como sua manipulação. Para saber reconhecer as diferentes substancias, como se comportam isoladas ou combinadas são usados diferentes conceitos que auxiliam na percepção de cada elemento em particular, mesmo que estejam puros ou em uma mistura homogênea. Dentre os conceitos que podem caracterizar um elemento estão solubilidade, prova de chama e precipitação. Esses são alguns métodos empregados na química com a finalidade de comprovar a presença de um elemento misturado em um composto, reconhecê-lo e estudar seu comportamento e serão abordados nos estudos realizados em ensaios elaborados com o propósito de reconhecer os grupos de cátions I, IV e V e grupos de ânions I e II, objetivo principal desse relatório.
4) Resumo teórico 4.1) Prova de chama Esse teste é realizado para identificar íons metálicos presentes numa amostra desejada. Quando um material é aquecido com certa temperatura, através da chama do bico de bunsen, ele emite ondas eletromagnéticas. Aquelas que se situam na região do visível (360~760nm) provocam luminosidade. (www.profpc.com.br) Isso acontece por causa da excitação dos elétrons da camada de valência que recebem energia, passando para um nível de camada mais elevado. Quando eles retornam às posições de origem (estado fundamental), essa energia é liberada. (cienciamao.usp.br)
Fig. 1. Elétrons. Retirada de (www.muitomaisquimica.blogspot.com.br)
Como cada