017493485
283 palavras
2 páginas
A queda é um evento bastante comum e devastador em idosos. Além dos problemas médicos, as quedas apresentam grandes custos sociais, psicológicos e econômicos. Estima-se que um terço dos indivíduos com mais de 65 anos sofra uma queda por ano, dos quais 5% resultam em fratura ou necessitam de internação. Dentre os idosos com mais de 80 anos, 40% cai a cada ano.Fatores como baixa mobilidade e aptidão física, fraqueza muscular de membros inferiores e falta de equilíbrio estão frequentemente associados a quedas. Ao mesmo tempo, idosos que usam escada regularmente têm menores riscos de cair que idosos que a usam esporadicamente.
Dentro de casa, tapetes com pequenas dobras ou que deslizam são um problema importante para idosos com andar arrastado. Manobras posturais e ambientais, facilmente realizadas e superadas por idosos saudáveis, associam-se fortemente a quedas naqueles portadores de alterações do equilíbrio e da marcha. Idosos fragilizados caem durante atividades rotineiras, aparentemente sem risco, geralmente dentro de casa, num ambiente familiar e bem conhecido.
Na Fisioterapia Yeda Bellia, realizamos programas personalizados e focados na redução de lesões, buscando melhorar a força muscular e o equilíbrio – fatores intimamente ligados à queda.
Com a ajuda do Power Plate, plataforma vibratória que permite fortalecer a musculatura sem a necessidade de movimentos extensos, permitindo recrutar até 100% das fibras. A plataforma vibratória também permite através de micro-vibrações um ganho de massa óssea, melhorando a densidade óssea, combatendo a osteoporose. Eles podem ser associados com suplementos vitamínicos e reposição de cálcio, de acordo com prescrição médica – essas medidas podem diminuir os riscos de fraturas em caso de uma queda vir a