Quimica Organica
As funções orgânicas são grupos em que os compostos orgânicos são divididos de acordo com o seu comportamento químico e presença de agrupamentos de átomos em suas estruturas.
Na química orgânica, grupo funcional se define como uma estrutura molecular que confere às substâncias de comportamentos químicos semelhantes. O conjunto de compostos que apresentam o mesmo grupo funcional é denominado Função Orgânica. As principais Funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres, amidas, haletos.
Os hidrocarbonetos são compostos constituídos unicamente por átomos de carbono e hidrogênio. Podem ser subdivididos em alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, ciclanos, ciclenos e aromáticos.
Alcóois
São compostos constituídos por radicais de hidrocarbonetos ligados a uma ou mais hidroxilas (OH).
Fenóis
São constituídos por radicais de hidrocarbonetos aromáticos ligados a uma ou mais hidroxila (OH).
Éteres
São formados por um átomo de oxigênio entre duas cadeias de hidrocarbonetos.
Aldeídos
São compostos que apresentam o grupo aldoxila ou formila (HCO) na ponta de uma cadeia carbônica.
Cetonas
São compostos que apresentam o grupo funcional carbonila (CO) entre átomos de carbono.
Ácidos Carboxílicos
São compostos que apresenta pelo menos um grupo funcional carboxila (COOH).
Funções inorgânicas são grupos de famílias de compostos com características e propriedades semelhantes. Na Química Inorgânica as funções principais são quatro: ácidos, bases, sais e óxidos. Segundo a definição de Arrhenius, ácido é toda substância que se ioniza em presença de água e origina, como um dos íons, o cátion H+.
Os ácidos apresentam propriedades que os caracterizam como: Sabor ácido: é um sabor característico do limão, do abacaxi, e é devido à presença do cátion H+ que, diante das células da língua, produz essa acidez. Mas vale lembrar que jamais se deve experimentar um ácido, pois são altamente