quimica geral
Neste trabalho será abordado sobre os minérios Ferro (Fe) Rutênio (Ru), Ósmio (Os) Hássio (Hs), abaixo teremos informações como obtenção, compostos e suas aplicações em nossa sociedade, estes minérios estão contidos em estruturas na qual vivemos, em nossas moedas e também em jóias.
Todos estes minérios precisam ser processados para ser utilizado pelo homem, veremos além de tudo, a necessidade dos minérios pelo homem e pelo desenvolvimento da sociedade.
1.0 - FERRO
O ferro é um elemento químico, símbolo Fe, de número atômico 26 (26 prótons e 26 elétrons) e massa atômica 56 u.
À temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado sólido. É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro que, depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através de processos de transformação, é usado na forma de lingotes.
É o metal de transição mais abundante da crosta terrestre e quarto de todos os elementos. Também é abundante no Universo, havendo-se encontrados meteoritos que contêm este elemento. O ferro é encontrado em numerosos minerais, destacando-se:
A hematita (Fe2O3), a magnetita (Fe3O4), a limonita [FeO(OH)], a siderita (FeCO3), a pirita (FeS2) e a ilmenita (FeTiO3).
1.1 - Obtenção
Pode-se obter o ferro a partir dos óxidos com maior ou menor teor de impurezas. Muitos dos minerais de ferro são óxidos.
A redução dos óxidos para a obtenção do ferro é efetuada em fornos denominados alto forno ou forno alto. Nele são adicionados os minerais de ferro, em presença de coque, e carbonato de cálcio, CaCO3, que atua como escorificante.
O ferro obtido pode conter muitas impurezas não desejáveis, sendo necessário submetê-lo a um processo de refinação que pode ser realizado em fornos chamados convertedores.
1.2 - Compostos
Os estados de oxidação mais comuns são +2 e +3. Os óxidos de ferro mais conhecidos são o óxido de ferro II (FeO2), o óxido de ferro III (Fe2O3) e o óxido misto (Fe3O4).