Quimica GERAL
Química Geral e Experimental II
Prática N.º: 1
SOLUÇÃO PADRÃO ÁCIDA E BÁSICA
ALUNOS: Bruno Henrique
Kelly Lourdiely S. Lima
Mayara A. Galvão
Naiahra Paiva
Professor: José Assis
Ji-Paraná, 23/10/2013.
INTRODUÇÃO
Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias, sendo constituída de solvente e soluto, em que o solvente encontra-se em maior quantidade e define o estado físico da solução.
As propriedades de uma mistura são uma combinação das propriedades de cada componente. Algumas vezes uma mistura pode ser identificada como uma solução por uma mera inspeção visual. Se diferentes fases podem ser vistas a olho nú ou por meio de microscópio, a mistura é heterogênea e não é uma solução, se somente existir uma fase então é uma solução.
A dissolução de um sólido é o resultado da interação de forças entre as moléculas do solvente com o soluto. A concentração de uma solução é a relação entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente ou quantidade de solução.
Dispersões são sistemas nos quais uma substância esta disseminada sob a forma de pequenas partículas, em uma segunda substância.
O gás clorídrico é uma substância formada por moléculas polares (HCl). Ao serem dissolvidas em água, as moléculas de HCl são atraídas em tanta forca pelas moléculas de água que acabam se “quebrando” , ocorrendo o fenônemo de ionização. A temperatura sempre interfere na capacidade de dissolução de um soluto em um determinado solvente. Se a solução for de soluto gasoso em solvente líquido, a solubilidade do gás no líquido sempre diminui com o aumento da temperatura .
Para duas substâncias reagirem quimicamente, é necessário que:
a) suas moléculas sejam postas em contato do modo mais eficaz possível. É por isso que uma reação no estado gasoso é, em geral, mais fácil e rápida que no estado líquido, e neste, em geral, mais fácil e rápida que no estado