quimica - funções
Química Orgânica
A Química Orgânica é a área da Química dedicada ao estudo dos compostos de carbono e hidrogênio que se encontram predominantemente na matéria orgânica. A Química Orgânica é fundamental para a Biologia e para a Medicina. Excluída a água, os organismos vivos estão formados principalmente por compostos orgânicos: as moléculas da “Biologia Molecular” são moléculas orgânicas. Em nível molecular, a Biologia estuda a Química Orgânica.
Definição
A tetravalência
O carbono apresenta número atômico 6, resultando na configuração eletrônica: K = 2 L = 4. A distribuição em subníveis e orbitais é a seguinte:
Em subníveis:
1s2 2s2 2p2
Em orbitais:
Os 4 elétrons que existem na camada de valência (último nível) permitem que o carbono forme 4 ligações covalentes. O carbono é chamado de tetravalente. Cada valência significa a possibilidade de formar uma ligação.
A multiplicidade das ligações
O carbono é capaz de fazer ligações múltiplas, como mostram os exemplos a seguir:
EM_3S_QUI_033
Química Orgânica é a parte da Química que estuda os compostos do carbono. Muitos autores não usam mais a expressão Química Orgânica e sim Química dos Compostos de Carbono. O nome Química
Orgânica era usado, pois se acreditava que todos os compostos de carbono tinham origem em organismos vivos. Mais tarde foi provado que se pode sintetizar compostos de carbono a partir de substâncias inorgânicas. Ainda assim, a maior fonte de compostos de carbono é a extração a partir de organismos.
Os compostos orgânicos são muito comuns e importantes em nossa vida diária. Por exemplo, o álcool comum (C2H6O) existe em bebidas e é muito usado na indústria; o vinagre (C2H4O2) é um tempero habitual em nossas refeições; o éter (C4H10O) é muito usado em farmácias e hospitais; o açúcar comum
(C12H22O11) é um alimento importante; a gasolina
(mistura de hidrocarbonetos com 5 a 12 carbonos) é um dos combustíveis de maior uso no mundo atual;
e