Quimica Experimental 7- Equilibrio Ácido- base
ENGENHARIA CIVIL
BRUNELLY LOUREIRO GRIPPA
DAVID FORNACIARI
DOUGLAS RAMOS MARTINS
ERICK PINHEIRO MACHADO
EQUILIBRIO ÁCIDO-BASE
Prática nº 07 (08/04/2014):
DISCIPLINA: QUÍMICA EXPERMENTAL
PROFESSOR (A): ADRIANA CANAL DAS VIRGENS
VILA VELHA
ABRIL - 2014
1. INTRODUÇÃO
Um ácido pode ser definido como uma substância que, quando dissolvida em água, se dissocia formando íons de hidrogênio H+, enquanto uma base pode ser definida em água, se dissocia formando íons de hidroxila OH-.
As soluções aquosas que contém íons são chamadas eletrolíticas. Os ácidos e as bases que são completamente ionizados em solução formam eletrólitos fortes e os que são parcialmente ionizados formam eletrólitos fracos. Os ácidos e as bases que formam eletrólitos fortes são chamados respectivamente, ácidos fortes e bases fortes, assim como os ácidos e as bases que formam eletrólitos fracos são chamados ácidos fracos e bases fracas. O pH é uma maneira de representar a concentração hidrogeniônica, ou seja, a concentração de íons de hidrogênio, em uma solução. O pH de uma solução é dado pelo negativo do logaritmo da concentração de íon de hidrogênio pH = - log [H¹]
A água ao ionizar-se, produz quantidades iguais de íons hidrogênio e hidroxila
[H+] = [OH-]
A água pura, a 25°C, tem PH igual a 7. O mesmo raciocínio é feito para íon de hidróxido, obtendo pOH igual a 7.
O pH é ordenado numa escala de valores que para soluções aquosas varia de 0 a 14. As soluções em que a concentração de H+ é maior que a de OH- são denominadas ácidas e apresentam pH < 7, já as soluções em que a concentração de H+ é menor que a de OH- são denominadas básicas e apresentam pH > 7.
Para qualquer solução aquosa é válida a correlação
pH + pOH = 14
O pH pode ser medido experimentalmente através do uso de indicadores, de papeis indicadores ou de potenciometria.
Os indicadores são substâncias, normalmente um ácido orgânico fraco ou base fraca