Quimica exercicios
A maior revolução humana ocorreu no período moderno:
Intercâmbio continental Expansão européia
alterou a dieta do mundo todo
ESPECIARIAS ASIÁTICAS
Pimenta, canela, cravo, noz-moscada. Serviam para alimento, medicina e eram consideradas afrodisíaca. Eram adquiridas pela Europa e levou para os outros continentes Portugueses=monopólio da noz-moscada e cravo (Indonésia)
Império da pimenta= pigmento (qq. especiaria) dava cor e sabor. Disfarçava a má qualidade da carne
PLANTAS DAS AMÉRICAS
Milho, batata, tomate, amendoim, pimenta, feijão, cacau, se propagaram pelo mundo
INTERCÂMBIO DE ALIMENTOS
Especiarias asiáticas e as plantas das Américas
Ampliaram a disponibilidade diversificada de alimentos pelo planeta. Gêneros tropicais= chá, café, cacau=bebidas excitantes Colonização= uva, trigo, oliva (mediterrâneo) Alimentos das Américas p/Europa regras civilizatórias da Europa para as Américas
INTERESSES ECONÔMICOS
Desenvolveram a monocultura nas colônias
Criaram mercados mundiais do açúcar, chocolate, café, chá Para tanto= trafico de seres humanos da África para as Américas.
INTERCÂMBIO CONTINENTAL
. Séc. XVII= Europa difusão de perfumes florais e açafrão, tomilho, manjerona, louro, anis, coentro, alho, pimenta do reino, cravo, canela, noz-moscada, gengibre e outras pimentas. Tomate (Asteca)=pomodoro ou mação dourada para os italianos. Pomme d’amour ou maça do amor para os franceses. Polenta do milho (Mexicano), para os italianos Maneiras à mesa=uso de garfo, guardanapo, prato (Europa e colônias)
INTERCÂMBIO CONTINENTAL
Américas e Europa= troca de alimentos alterando os hábitos alimentares. Amendoim= da cultura Asteca para África, desta para o Brasil e é utilizado na cozinha baiana (vatapá), introduzido pelos escravos. Agentes da mestiçagem, piratas, navegadores, missionários, escravos fizeram circular os diferentes alimentos que tornaram-se