Quimica, bases, acidos, sias e óxidos
Uma das características comuns aos ácidos é o seu sabor azedo, presente em muitas substâncias usadas no nosso cotidiano: vinagre, sucos de limão e laranja, morango, maçã etc. Os ácidos também formam soluções aquosas (quando misturados com água) condutoras de eletricidade e mudam a cor de certas substâncias, como os indicadores – o papel tornassol azul, por exemplo, torna-se vermelho.
Ácido é toda substância que, em solução aquosa, sofre ionização (forma íons, liberando como único cátion o hidrogênio (H+)).
Sendo assim, a característica dos ácidos é a presença do cátion H+ ou H1+ e o que varia, de um ácido para outro, é o ânion.
BASES
As bases formam outro grupo de substâncias com propriedades comuns. Podemos citar como exemplos a soda cáustica, NaOH, presente nos limpadores de forno, nos desentupidores de pia e na fabricação do sabão; a cal hidratada, Ca(OH)2, utilizada na preparação de argamassa, na pintura de paredes e para reduzir a acidez do solo; e o hidróxido de alumínio,
Al(OH)3, utilizado em alguns medicamentos para combater a acidez estomacal.
Base ou hidróxido é toda substância que, em solução aquosa, libera como ânion exclusivamente o íon OH– (hidroxila).
É amarga e cáustica, “amarra a boca” (sabor adstringente). Naturalmente, não é um bom método para se identificar uma base por ser extremamente perigoso.
SAIS
Quando ouvimos falar de sal, a primeira coisa que lembramos é o sal de cozinha, também conhecido como cloreto de sódio. Mas a palavra sal significa um conjunto de substâncias iônicas, ao qual pertence o cloreto de sódio e outros sais com comportamento semelhante.
Uma das características que chama a atenção dos sais é que eles podem ser substâncias higroscópicas, ou seja, são capazes de absorver espontaneamente a água da atmosfera.
Pode-se verificar esse fato observando-se o saleiro entupido em dias chuvosos ou nublados, quando o ar está mais úmido. Em dias secos, sem possibilidade de chuva e com