Globalização mundial
Turma: Direito manhã
Globalização Econômica
1. GLOBALIZAÇÃO FASE DO CAPITALISMO FINANCEIRO DOUTRINA: NEOLIBERALISMO
2. ORIGEM A globalização é um fenômeno capitalista e complexo que começou com a expansão marítima comercial e que ganhou outras características a partir da Revolução Industrial. e hoje é resultado do pós Segunda Guerra Mundial, e sua nova dinâmica e da Revolução Tecnológica. Tendo uma visão apenas da Globalização econômica vamos encontrar varias globalizações ao longo do tempo-histórico.
3. CONCEITO E FORMAÇÃO É o crescimento da interdependência econômica de todos os povos e países da superfície terrestre . Alguns falam em “aldeia global”, Está associada a uma aceleração do tempo. A globalização é um fenômeno moderno que surgiu com a evolução dos novos meios de comunicação cada vez mais rápidos e mais eficazes. OBS: Podemos encontrar pessoas que se posicionam a favor como contra (movimentos anti-globalização).
4. FORMAS DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICAS Zona de livre-comércio. É uma parceria entre países que reduzem ou eliminam as barreiras alfandegárias, tarifárias e não-tarifárias, que incidem sobre a troca de mercadorias dentro do bloco. União aduaneira. Caracteriza-se por adotar uma Tarifa Externa Comum, a qual permite estabelecer uma mesma tarifa aplicada a mercadorias provenientes de países que não integram o bloco. Mercado comum. Caracterizam-se pela circulação de bens, serviços e os fatores de produção (capitais e mão-de-obra) e pressupõem-se a coordenação de políticas macro-econômica, devendo todos os países-membros seguir os mesmos parâmetros para fixar taxas de juros e de câmbio e para definir políticas fiscais. União monetária. Constitui o estágio mais avançado do processo de formação de blocos econômicos. No estágio de União Econômica e Monetária tem de existir uma moeda única e uma política monetária inteiramente unificada e conduzida por um Banco Central comunitário.
5. BLOCOS ECONÔMICOS
6. UNIÃO EUROPÉIA