Materiais de construção
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DE VOLTA REDONDA
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Professor: Wiliam Gomez
2° semestre
PEDRAS ARTIFICIAIS ➢ GENERALIDADES – RESUMO HISTÓRICO
O emprego de produtos cerâmicos, obtidos por cozimento de argilas, primeiro ao sol e depois em fornos, iniciou-se naqueles lugares onde escasseava a pedra e eram abundantes os materiais argilosos.
A própria bíblia registra o uso de tijolos na construção da torre de babel, a arqueologia está em grande parte fundada no estudo de fragmentos de artefatos cerâmicos. O aparecimento do concreto e a estrutura metálica deixam o tijolo relegado a um plano inferior. Surge logo a após o tijolo furado, objetivando a redução de peso nas estruturas. Paralelamente, surgem as lajes pré-fabricadas, denominadas mistas e nervuradas, e o tijolo retoma o lugar de destaque na construção civil. ➢ ARGILAS
Denomina-se argila, ao conjunto de minerais, compostos principalmente de silicatos de alumínio hidratados, que possuem a propriedade de formarem com a água, uma pasta plástica suscetível de conservar a forma moldada, secar e endurecer sob a ação do calor. Formaram-se as argilas na crosta terrestre, pela desintegração de rochas ígneas (formadas por fusão total ou parcial, a altas temperaturas) sob a ação incessante dos agentes atmosféricos.
Sua origem mais comum são os feldspatos – minerais existentes nos granitos e pórfiros – mas a argila pode formar-se igualmente a partir de gnaisses e micaxistos.
Nas argilas encontramos, muitas vezes, fragmentos das rochas de origem, outras vezes minerais que entram em contato durante seu transporte e sedimentação. Com frequência são alteradas pela temperatura e pressão durante sua consolidação. ➢ PROPRIEDADE DAS ARGILAS
As argilas, para serem utilizadas na indústria cerâmica, devem apresentar certas características essenciais e outras