Quimica Aplicada
Solubilidade dos compostos orgânicos: determinação do teor de álcool na gasolina.
Nesta aula foi realizado o experimento da solubilidade dos compostos orgânicos com o objetivo de determinar o teor de álcool na gasolina. 02 - Introdução
Determinar o teor de álcool na gasolina e reconhecer as interações intermoleculares entre álcool, água e hidrocarbonetos. Baseando-se nas propriedades físicas e químicas dessas substâncias. Este experimento ira demonstrar as interações intermoleculares entre água, álcool e hidrocarbonetos de 5 a 20 átomos de carbono que é a gasolina, com objetivo de analisamos o teor de álcool que contem em uma determinada quantidade de gasolina e verificar se estar dentro da legislação brasileira, a porcentagem de álcool é regulamentada por Lei, e recentemente foi estabelecido um novo padrão que é de 18 a 24%. Outras questões sobre este experimento serão respondidas nas questões complementares.
03 - Procedimento Experimental
Materiais e reagentes
Proveta de 100 mL, bastão de vidro, gasolina e água destilada.
Separação do álcool na gasolina
1. Mediu-se em uma proveta de 100mL, 50mL de gasolina. OBS: a gasolina adquirida em um posto de combustível comum contém álcool.
2. Usou-se pisseta de água destilada, e foi completado com água destilada o volume total da proveta (50mL de água para proveta de 100mL)
3. Foi agitado com o uso de bastão de vidro
4. Deixou-se descansar a solução por 1 minuto e foram anotados os volumes das fases e as observações pertinentes.
5. Foi feito 3 triplicatas desta atividade para o devido tratamento estatístico.
04 - Resultados e Discussões
Coletaram-se os seguintes dados através do procedimento experimental:
Observação nº 01:
- Volume inicial da Gasolina: 50 ml.
- Volume inicial da Água: 50 ml.
- Volume observado na proveta de gasolina: 41 ml.
- Volume observado na proveta de água: 59 ml. Faz uma regra de três: 50 ml de Gasolina -------------------- 100% 9 ml de