Quimica 1
- Propriedades periódicas e aperiódicas dos elementos químicos.
A) Propriedades aperiódicas
Uma das propriedades aperiódicas que se pode citar é que o número de massa sempre aumenta de acordo com o aumento do número atômico do elemento.
Já o calor especifico do elemento no estado sólido sempre diminui de acordo com o aumento do número atômico.
B) Propriedades periódicas
São várias as propriedades periódicas:
a) Raio atômico Medir o raio atômico de um elemento é muito difícil, já que há elétrons que o circulam. Logo, o raio atômico pode ser definido como a metade de uma distancia internuclear mínima existente entre dois átomos vizinhos do elemento no estado sólido. Logo r=d/2. O raio atômico, cresce de cima pra baixo pois nesse sentido é a ordem crescente de camadas eletrônicas. E também crescem da direita pra esquerda porque na direita a carga positiva do núcleo aumenta então os elétrons são cada vez mais atraídos.
b) Volume atômico
O volume atômico de um elemento é o volume ocupado por um mol desse elemento no estado sólido. Ou seja, volume atômico não é um volume de um átomo e sim o volume de um conjunto de átomos. Logo não influi somente o volume de um átomo como também influi o espaçamento entre eles.
O aumento de volume atômico está indicado nas extremidades e na parte inferior da tabela, tanto na direita como na esquerda. No lado esquerdo da tabela o crescimento de volume atômico acompanha o crescimento do raio atômico. Porém no lado direito, ocorre o inverso em relação aos períodos, já que o espaçamento entre os átomos principalmente dos não-metais é muito grande.
c) Densidade absoluta
Densidade absoluta é o quociente da massa de um elemento pelo seu volume. Ela também pode ser chamada de massa especifica. O aumento da densidade absoluta é de cima pra baixo e no centro. Lá, é que estão os elementos mais densos.
d) Ponto de fusão e ebulição
Os elementos que