commodites agricolas
AS RAZÕES DAS ESCALAS DE PREÇOS DAS COMMODITIES AGRICOLAS
Este artigo trata basicamente sobre os preços das commodities, o porque de seus elevados preços, a interação entre aquecimento global, produção de biocombustíveis, subsídios dos países de primeiro mundo na agricultura e sobre as ações tomadas em escala global sobre estes assuntos.
Os países de primeiro mundo em função de suas estratégias de subsídios para com a agricultura influenciam e determinam os preços das commodities agrícolas no mundo, desta forma prejudicando os países em desenvolvimento.
Os estudos de aquecimento global demonstrados por países de primeiro mundo não esta se mostrando em sua verdadeira realidade, pois em comparação com as do século 19, estas temperaturas ainda não obtiveram significância para tanta preocupação, estas ao olhar do autor estão sendo utilizadas para obter maiores preços em suas commodities para exportação, desta forma controlando este mercado mundial.
Com o aumento populacional dos países em desenvolvimento como a China e a Índia, a demanda aumenta, sem que aumente significativamente a oferta dos produtos, desta maneira os preços tem alta variação, com a China aumentando sua renda per capta, sua população tendo mais poder monetário, sua busca por proteínas de melhor qualidade aumenta assim como a demanda por grãos, desta maneira a China tem de importar produtos como soja e milho em sua maioria, e também sua busca por óleos vegetais, pois não tem como não ter mais suas produções aumentadas para suprir suas necessidades produção.
A demanda de grãos esta aumentando exponencialmente, pois para cada quilo de carne em gado em confinamento necessita-se de 7 quilos de grãos.
Nos países de primeiro mundo como EUA, União Europeia e Japão, o subsídios ultrapassam o 1 bilhão de dólares por dia, quase 400 bilhões por ano, uma comparação a produção brasileira mal ultrapassa os 60 bilhões de