Quilombo dos palmares
Por volta de 1650, alguns escravos cansados de serem torturados, e por verem muitos negros agonizarem até a morte, resolveram se revoltar e promoveram uma batalha na qual saíram vitoriosos. Depois do grande embate fugiram para as montanhas nordestinas, onde estaria instalado o Quilombo dos Palmares. O grande líder dos escravos era Ganga Zumba, príncipe africano que em pouco tempo tornou-se o rei dos Palmares, foi ajudado por sua mulher Dandara e por seu melhor amigo Acaiúba, e juntos fizeram o Quilombo prosperar.
Após vencer a guerra contra a Holanda, os portugueses desviam sua ofensiva para Palmares. Mas Ganga Zumba derrotava os brancos com muita bravura e ritos religiosos, e depois de várias vitórias ele torna-se amante de Ana de Ferro, prostituta francesa, que pede asilo dos Palmares. No Quilombo ela assume um papel muito importante, torna-se a conselheira do Rei dos Palmares.
Depois de muitos anos sequestrado o afilhado e herdeiro do Ganga Zumba volta à montanha, e mais tarde foi consagrado como Zumbi dos Palmares, ao longo do tempo ele aprendeu com Ganga Zumba todas as qualidades de liderança e amor pela nação negra. Depois de vários anos de conflitos o rei dos Palmares discute um tratado de paz com o governador de Pernambuco, mas Zumbi não aceita essa decisão e mantém seu grupo unido para mais uma batalha. Com um exército numeroso e munido com canhões, Domingos Jorge Velho e Caetano Mello e Castro (Governador da Capitania de Pernambuco) atacaram e venceram a batalha contra o Quilombo dos Palmares em 1694.
A derrota de Zumbi dos Palmares no final do filme não significa o fim do Quilombo, uma vez que o termo quilombo significa organizações de movimento negro que se refere às suas formas de organização política assim definidas pelo próprio governo da época. Estas formas