Quilombo dos Palmares
História e características
Considerado por historiadores um dos mais importantes quilombos do Período
Colonial da História do Brasil, Quilombo dos Palmares, surgiu no final do século XVI, localizava-se na região de Serra da Barriga, capitania de Pernambuco.
Formado por quilombolas (escravos fugitivos), de fazendas das capitanias de
Pernambuco e Bahia. Na metade do século XVII , destacou-se pela resistência negra hjcontra a escravidão.
Organização
Na segunda metade do século XVII, era composto por milhares quilombolas, liderados por mocambos. Entre eles destacam-se como principais: Zumbi, Subupira e Macaco.
Economia
Uma das principais atividades dos quilombolas era agricultura. Plantavam laranja, milho, banana, feijão e cana-de-açúcar, também pescavam, caçavam e faziam alguns artesanatos em tecidos, cerâmicas, metais e palhas.
Organização política e lideranças
Zumbi e Ganga Zumba foram os principais líderes do Quilombo dos Palmares, alguns historiadores acreditam que sua organização política eram parecidas aos reinos africanos. Repressão
Por apresentar uma grande ameaça ao governo, foram realizadas muitas expedições para dominar o Quilombo dos Palmares
Em 1965, Quilombo dos Palmares foi invadido e dominado pelo bandeirante Domingos
Jorge Velho.
Em 20 de novembro, Zumbi foi emboscado e morto.
Quilombolas ontem e hoje o que foi e o que é:
Atuais Comunidades quilombolas
O Brasil possui atualmente cerca de 1.500 comunidades quilombolas espalhadas por todo território nacional, que lutam para comprovar legalmente sua existência aos governos nacionais e também para organizações internacionais.
Fundação Cultural Palmares
Em 22 de agosto de 1988, foi fundada pelo presidente da república José Sarney a primeira instituição pública federal voltada para promoção e preservação da arte e da cultura afro-brasileira: a Fundação Cultural Palmares, entidade vinculada ao Ministério da
Cultura (MinC). A FCP comemora