quilombo de palmares
Quilombo , lugar de resistência
No auge da escravidão no Brasil Colônia os negros que não se submetiam as correntes e conseguiam fugir dos engenhos iam se refugiar no meio das matas em locais de difícil acesso . La eles formavam aldeias para manter as tradições do jeito que eles queriam .La eles constituíam conjuntos de aldeias com organização própria, inclusive táticas de defesa. O mais conhecido foi o Quilombo de Palmares conseguiram se defender dos ataques ate 1695 ,els foram traídos por um Zumbi, que foi emborcado e mortoem 20 de novembro deste do mesmo ano(1695). 20 de novembro passou a ser o Dia da Consciência Negra.
QUILOMBO DE PALMARES
Durante todo o período em que a escravidão foi vigente, os cativos empreenderam formas diversas de escaparem daquela ordem marcada pela repressão e o controle. Dentre as várias manifestações de resistência, os quilombos, também conhecidos como mocambos, funcionavam como comunidades de negros fugidos que conseguiam escapar do controle de seus proprietários.
Sendo local de refúgio, os escravos escolhiam localidades de difícil acesso que impedissem uma possível recaptura. Além disso, os quilombos também eram estrategicamente próximos de algumas estradas onde poderiam realizar pequenos assaltos que garantissem a sua sobrevivência. Não sendo abrigo apenas de escravos, os quilombos também abrigavam índios e fugitivos da justiça.
Um dos quilombos mais conhecidos da história brasileira foi Palmares, instalado na serra da Barriga, atual região de Alagoas. Com o passar do tempo, Palmares se transformou em uma espécie de confederação, que abrigava os vários quilombos que existiam naquela localidade. Seu crescimento ocorreu principalmente entre as décadas de 1630 e 1650, quando a invasão dos holandeses prejudicou o