Academico
A classifi cação dos organismos, mais recente, proposta por Robert H. Whittaker em 1969, foi baseada a partir da maneira pela qual o organismo obtém nutrientes de sua alimentação. Veja: Fotossíntese – processo pelo qual a luz fornece energia para converter o dióxido de carbono em água e açúcares.
2. Absorção – a captação de nutrientes químicos dissolvidos em água.
3. Ingestão – entrada de partículas de alimentos não dissolvidas.
Nesse esquema de classifi cação, os procariotos que normalmente obtêm alimentos só por absorção constituem o reino Monera. O reino Protista inclui os microrganismos eucarióticos unicelulares, que representam os três tipos nutricionais: as algas são fotossintéticas, os protozoários podem ingerir seu alimento e os fungos limosos somente absorvem os nutrientes. Os organismos eucarióticos superiores são colocados no reino Plantae (plantas verdes fotossintéticas e algas superiores), Animalia (animais que ingerem alimentos) e Fungi, organismos que têm parede celular, mas não apresentam o pigmento clorofi la encontrado em outras plantas para promover a fotossíntese, portanto eles absorvem os nutrientes.
REINO MONERA
Este reino foi criado para classificar os organismos procariontes, isto é, organismos que apresentam a célula procariota. O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas), todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado). São unicelulares;encontra-se os heterotróficos (bactérias) e autótrofos (cianobactérias); São decompositoras, mutualísticas e parasitas ou patogênicas (apenas 1% causam doenças); Muitas são usadas em benefício próprio para o homem.
BACTÉRIAS
Apesar de serem seres vivos muito simples, a intensa versatilidade metabólica e a grande velocidade de divisão tornam as bactérias um dos mais bem sucedidos seres vivos da Terra. São