Quetionário de economia
RA: 3305505583
Tutor Presencial: MARCELO FANTI
Disciplina: ECONOMIA
Professor EAD: RENATA MACHADO GARCIA DALPIAZ
Questão 1. (0,1875) (Tema 1)
Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta.
Resposta: Não pois, enquanto pobreza é a falta de recursos financeiros do consumidor para a aquisição de bens, escassez é a falta destes bens no mercado para serem adquiridos, independente-mente da situação financeira do consumidor.
Questão 2. (0,1875) (Tema 2)
Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamental para se compreender uma economia encontrava-se na simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores. Partindo desse princípio, a doutrina keynesiana aponta que, no momento em que as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise.
Com base neste texto, responda:
O que o Estado deveria fazer segundo Keynes para se evitar uma crise?
Resposta: Keynes não acreditava em forças de auto-ajustamento na economia. Era partidário do Estado Grande (gastador). Afirmava que o Estado deveria intervir na economia, tornando-se o maior responsável por gerir a vida e a sociedade, garantindo saúde, educação, proteção e outros benefícios à população.
Questão 3. (0,1875) (Tema 3)
O governo intervém na formação de preços de mercado, quando fixa impostos, dá subsídios, estabelece os critérios de reajuste do salário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamento ou, ainda, congela preços e salários. Como podem ser divididos os impostos? Explique-os.
Resposta: ✓ Impostos Diretos: São aqueles em que a mesma pessoa reúne as condições de contribuinte de fato e de contribuinte de direito. Ex: Imposto Territorial Rural ; Imposto de Renda; Imposto Predial e Territorial Urbano; Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. ✓