Resenha critica da assistencia social no brasil
SERVIÇO SOCIAL
NOME: NAYARA NUNES GOMES.
A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
Juazeiro – Bahia
14 Outubro 2011
NOME: NAYARA NUNES GOMES.
A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso de Seviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito de avaliação do semestre em curso,interdisciplinar ll Política nacional de Assistência Social, tendo como orientadora a Professora Adarly Rosana Goes, Sergio Goes Barboza Rampazzo, Marcia Basto
Juazeiro – Bahia
14 Outubro 2011
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma breve resenha do texto Trajetória do serviço social no Brasil, Realizada pelo autor Raichelis, Raquel. Legitimidade popular e poder público. São Paulo. Cortez. 1988, Um texto essencial para a aprendizagem da história do serviço social, onde consta toda a origem da profissão de Assistente Social, Os objetivos e interesses políticos.
O texto proporciona ao leitor a reflexão crítica acerca da sociedade capitalista, sobre as desigualdades sociais, desigualdades de direitos e as diversas expressões da questão social.
Desenvolvimento
A vinda dos imigrantes para o Brasil e a predominância dos portugueses colonizadores se deu a partir da abertura dos portos às nações amigas em1808 e da independência do país em1822.
À margem do deslocamento populacional voluntário milhões de negros foram obrigados a cruzar o Oceano Atlântico ao longo dos séculos XVI a XIX com destino ao Brasil, constituindo a mão de obra escrava. Ainda nesse contexto, os monarcas brasileiros criavam alternativas de atração dos imigrantes para a região Sul do país, oferecendo-lhes lotes de terra que os elevava a condição de pequenos proprietários agrícola. Nessa perspectiva, vieram primeiro os alemães e só a partir de 1870, os italianos. Essas duas etnias se tornaram majoritárias nos estados