questões
1. O que você faria de diferente na transição da segunda para terceira geração da família Monegaglia? Quais as oportunidades e riscos que você esse momento da historia da Cartola?
2. Discuta o papel que a equipe de colaboradores teve para o sucesso do processo de sucessão da Cartona.
3. Em relação à liderança compartilhada, por que você acha que deu certo esse tipo de gestão na Cartona?
4. Quais os valores que foram fundamentais para que os irmãos Monegaglia pudessem exercer a gestão compartilhada ? Explique de que forma cada um deles impactou a gestão compartilhada.
Resposta.
1. Em nossa opinião a posição dos três irmãos foi excelente e de grande sucesso. Eles foram preparados pelo pai e mantiveram a postura e cultura da empresa e acima de tudo souberam aproveitar o momento histórico de oportunidades no qual a empresa passava, pois ofereciam produtos com qualidade muito superior aos seus concorrentes, e com maior valor agregado. Ficavam atentos em atender o desejo dos clientes, ao invés de ficarem olhando somente para dentro, a produção. A Cartona focou no que o cliente queria e isso a tornava cada vez mais líder no seu segmento de mercado. A empresa estava sempre um passo à frente dos concorrentes, e seu modelo de gestão compartilhada era justa e democrática. Ferramentas que podemos identificar: flexibilidade e boa comunicação, pesquisa e antecipação ao mercado, liderança igualitária, fidelidade à tradição e valores familiares (que acabou sendo a base sólida da Cartona), valorização da equipe.
2. Em todo processo de mudanças, surgem os medos devido vários fatores, inclusive das dificuldades que podem aparecer. Contudo, mesmo alguns colaboradores saindo da empresa, por não acreditarem na jovem diretoria, a grande maioria, inclusive com mais tempo de empresa, deram um voto de confiança, pois estavam abertos às mudanças e se empenharam juntos, buscando agilidade da implementação das decisões. De um lado a equipe de profissionais da Cartona